terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Coisas em estrangeiro!

Tenho a mania de ler o que está escrito nas embalagens dos mais variados produtos que compro.
É com cada pérola que se encontra! E não falo das traduções, para algo que pretensamente seria o português, porque esse fenómeno valerá certamente uma mensagem só para esse efeito!
Mas reparem lá nesta:
Blanka Vanish Oxi Action Intelligence Crystal White Plus Gel
É ou não é espectacular este amontoado de palavras em língua inglesa que colocaram numa embalagem de um simples detergente?
Os tipos que escreveram isto divertiram-se à grande! E acrescentaram um simpático e tecnológicamente intrigante “Com Detector de Nódoas”. O que será isto?!
Que saudades dos Glutões do Presto que devoravam nódoas de Sangue, Ovo e Sujo Entranhado com os seus Enzolves! Bom, a verdade é que também não sei o que será um enzolve...à frente!
Aparentemente somos muito sensíveis a estas coisas escritas ou ditas em “estrangeiro”.
Uma marca alemã de automóveis remata, actualmente, todos os seu anúncios com um convincente “Das Auto” numa voz sussurrada plena de certezas. Desta forma somos imediatamente teletransportados para um mundo de rigor tecnológico inimaginável caso fosse transmitido... em português! Assim não há lugar sequer para a dúvida! É dito em Alemão! Não é um carrito! É “Das Auto”!
Se pega a moda com as marcas japonesas e coreanas vai ser um fartote!
Nem a Bosch resistiu ao mais que português Bosch é Bom e coisas como “Com Meias CD Quem Ganha É Você!”, já não têm hipóteses! Muito menos o portentoso “Com Meias Ferrador Nos Pés Percorra Portugal da Lés-a-Lés”!!
Até a música que acompanhou a selecção portuguesa de futebol nas últimas grandes competições e que apelava num animado português ao querer mais (lembram-se?) sucumbiu aos encantos dos Black Eyed Peas com o seu "I Gotta Felling!"
E, diga-se de passagem, isto em português seria uma coisa aproximada a Os Feijão Frade e a sua música “Tenho Cá Um Pressentimento!” ou um mais simplório “Parece-me!” ou, num português mais futeboleiro, “Cheira-me!”
Enfim, também não me parece! E também não tenho nada contra o grupo de Los Angeles.
Mas num mundo em que andamos todos a falar e defender a “imagem” parece-me quase inverosímil que, com tanta gente mais ou menos consagrada que há por aí a fazer excelente música, não haja um projecto português musical a acompanhar a aventura da selecção em África.
Afinal o Cabo da Boa Esperança ainda é o das Tormentas.

3 comentários:

  1. Parece-me que é uma "quase resposta". Ora bem... Tornar o blog visível no Google (por esta resposta é que não estava à espera):
    Está no blog e carrega na placa do blogger de: "Preferências". Depois vá ao separador "Defenições". Faça um desvio para baixo até chegar a: "Deixar os motores de pesquisa encontrar o seu blogue?" e meta "Sim!".
    Não é o ovo de Colombo, mas já é torcido o suficiente.

    PS: Ah... E, como já avisei, meta uma imagem de uma personalidade "quase" descascada. É logo um estímulo ao consumo do blogue

    PPS: Eu cometi esse erro em Maio do ano passado. Agora tenho pessoas das ilhas Réunion e da Colômbia a virem-me ao blogue só para ver a Cláudia Vieira...

    ResponderEliminar
  2. Grande A,
    Obrigado pelo interesse e dica.
    Na verdade tenho essas preferências todas, ou quase todas, uma vez que me falta a Cláudia Vieira... Uma ideia a ponderar.
    Cumps!

    ResponderEliminar
  3. Estou pasmada. Segui a pista dos leitores do meu blogue e dei com a veia poética do vizinho da frente.

    Caro Tigusto, adorei! Estou fã dos desvios, das etiquetas, de quase tudo.

    PS: É o que se chama beco dos artistas :-) .... LoL

    ResponderEliminar