sábado, 13 de fevereiro de 2010

Desvio!

Desvio!
A palavra traz-me de imediato à ideia aquelas placas amarelas que andam por aí espalhadas nas estradas e nas ruas das cidades.
Aparecem como que do nada e parecem indicar aquilo que lá está escrito, um desvio. Digo parecem porque muitas vezes não consigo perceber do que é que me estou a desviar nem para onde me leva o desvio. Naturalmente, para mais se não conhecer o lugar, desvio-me! Depois de desviado passo a desorientado porque nunca mais encontro o caminho!
Desaparecidas as desejadas placas amarelas que me iluminariam o caminho entro numa sucessão de descobertas de ruas, ruelas, cruzamentos, estradas e estradinhas e, caso não chegue a algo que reconheça, aí sim, aparecem os primeiros sintomas de comportamentos desviantes cientificamente reconhecidos nos indivíduos perdidos! É a "Síndrome Do Beco Sem Saída" que se revela!
Ainda por cima, caso leve o GPS, aquela ríspida voz feminina que mora lá dentro repete, sem dó nem descanso, “calcular rota”; “faça uma inversão de marcha… legal”; “calcular rota”; “faça uma inversão de marcha… legal”. Começo por resmungar entre dentes qualquer coisa pouco simpática para a "rapariga" mas programaram-na para não se calar e não tenho outro remédio senão tirar-lhe o pio ou, pura e simplesmente, desligá-la!
Invade-me uma perturbante alegria por conseguir calar a fulaninha, mesmo continuando perdido!

Eu sei, eu sei, não é fácil calar uma mulher. Pelo menos esta, quando a volto a ligar, não me responde de imediato: “Eu não te disse que era por ali?”
Ou será que por detrás de tudo isto existe alguma teoria da conspiração para desviar pacatos cidadãos do Bom Caminho ?! Devo desviar-me ou seguir o meu caminho original? E se não me desviar poderei ser punido para sempre por não aceitar as sábias recomendações que pela frente me deparam?
Estou perdido!

2 comentários:

  1. Se houvesse setas para me encontrar, direcções que soubesse serem as certas para seguir... vejo muitas setas, poucos caminhos, tenho medo de voltar a tentar dar passos...
    Um beijo Zé, esta ideia de fazeres um blog é fantástica...

    ResponderEliminar
  2. Setas há! Caminhos também! Alguns maus... http://montanhismosscgd.blogspot.com/
    Outros também!
    Se te desvias é porque te desviaste, se continuas é porque talvez fosse melhor ter seguido o desvio...
    Só indo vais descobrir.
    Vai por onde entenderes, mas VAI!
    Bj

    ResponderEliminar