quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A saga do autoclismo avariado!

A improbabilidade de se falar aqui de um autoclismo era grande. Até para mim!
Mas como aqui cabe quase de tudo...
Bom... o aparelho avariou. Partiu-se uma peça lá para o interior.
Claro está, tuga que se preze, não se deixa abater assim à primeira!
Como a habitual "porradinha lateral" não surtiu efeito, como nas TV´s, vai daí e toca a desmanchar a coisa. Com cuidado que aquilo é de loiça. Loiça mas não uma loiça qualquer! É "Loiça Sanitária" que deve assim chamar-se talvez para não ferir susceptibilidades com a outra loiça que habita cá em casa, lá mais para as bandas da cozinha ou sala. Nada de confusões!
Com as entranhas à vista a desolação era uma certeza! Uma peça de plástico tinha-se partido e tudo ficou desconjuntado e, pior, espalhado naquele espaço exíguo.
A primeira dificuldade foi perceber como aquilo funcionava caso estivesse operacional. Mas nem fiz grande esforço para isso porque fui desmanchar o outro autoclismo, irmão gémeo deste, instalado na outra casa de banho mesmo ali ao lado.
Surpresa!
Iguais por fora, totalmente diferentes por dentro!
Voltei à formula inicial para perceber exactamente como funcionava a coisa e, diga-se de passagem, consegui! Boa!
Agora é só comprar uma peça destas ou, eventualmente, um novo mecanismo destes.
Daqui para a frente é só rir!
Já entrei em pequenas lojas de bairro onde descobri que, se calhar, há muita gente que não sabe escrever autoclismo. Auto-Clismo, Ótoclismo e até um autoquelismo vi! Deve ser do Acordo Ortográfico! Ou será A Cor Do Orto Gráfico? À frente! Nestas simpáticas e cada mais raras lojas impera a ideia do "Este é universal, dá!" "Não dá", digo-vos eu! Como tanta coisa na vida, isto do ser universal resulta que não fica bem em lado nenhum!
Num outro tipo de lojas, lojas tipo boutique que vendem equipamentos para salas de banho, perdão, Salas de Banho, com letra GRANDE, daquelas cheias de torneiras que nos enchem de dúvidas apenas para lavar as mãos e com pelo menos 3 dígitos no preço, o ar profissional e simpaticamente falso passa quase a desprezo quando peço apenas e só uma coisa destas. Ainda para mais de uma simples marca portuguesa! Nem italiana ou mesmo espanhola!
Apenas numa delas se esforçaram ao ponto de me pedirem que lhes leve uma foto, mesmo que seja de telemóvel, do autoclismo. É que assim contactam a fábrica  e talvez se consiga...
Restavam-me as grandes superfícies da bricolage. Lá fui, desconfiado, para a catedral. O Aki, que já não é Aki mas sim Leroy Merlin. Não me safei! Nem o nome aproximado a feiticeiro fez magia.
Isto não me acontecia com os autoclismos "Dilúvo", não me fariam uma desfeita destas!
Mas não pensem que o assunto não está resolvido!
Um bocado de fio eléctrico, um atilho, uma inesperada colher dos gelados Olá e... já está!
Funciona na perfeição! Bem, quase na perfeição, pois já ficou a gastar água uma tarde de Sábado, prejudicando definitivamente a minha pegada ecológica deste mês!
A minha filha J. diz que eu vi demasiados episódios do MacGyver... mas usa a casa de banho!

3 comentários:

  1. Água mole em autoclismo avariado tanta volta dá que deixa de estar avariado! Que Sábado produtivo!
    Rendi-me aos "Universais"... quase universais. Ainda andei para ali a inventar com as borrachas que não davam sem lhes aparar as barbas e com o mecanismo que teimava em incompatibilizar-se com o tubo da água. Saudades antecipadas da colher de gelado, só pode! Por falar nela, fiquem descansados que não me descartei da antiga solução que tão boas provas de si deu. Está guardada para uma próxima. Há sempre uma próxima!

    ResponderEliminar
  2. J disse...
    Já tenho saudades da colher cor de laranja... mas há que voltar à normalidade.

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Só hoje li "a saga do Tó clismo" e li tudo na brasa para ver o final,porque tenho também uma reparação a fazer num objecto desses (tão útil)
    Já vi que não tenho hipóteses.
    Vou mesmo contrartar o tal McGyver,mas a leitura da crónica diverti-me imenso.
    J.A.

    ResponderEliminar